Geral

Detergente industrial causou morte de peixes no Alto Uruguai

Produto tóxico é usado na limpeza de tanques em fábricas de alimentos

Detergente industrial causou morte de peixes no Alto Uruguai
Detergente industrial causou morte de peixes no Alto Uruguai Foto : Alan Dias/Especial CP
Os técnicos da Fepam encerraram os trabalhos de análise do desastre ambiental no córrego do horto florestal de Erechim, região do Alto Uruguai, que desemboca no rio Lageado Henrique, em Paulo Bento. Eles retornaram a Porto Alegre no fim da tarde desta quarta-feira de Erechim. Faltam resultados de alguns testes químicos, mas a principal causa da mortandade de peixes, segundo eles, foi um detergente industrial.

A poluição das águas e a conseqüente mortandade de peixes entre Erechim e a localidade de Paulo Bento deve-se ao derramamento deste produto tóxico, desangraxante usado normalmente para limpeza de tanques em indústrias alimentícias. O procedimento correto é recolher o material e levar para processos de tratamento de água.

No córrego, junto ao local onde houve o descarte do material de forma inadequada, os ténicos da Fepam coletaram terça-feira as amostras para análises. Naquela área, as águas tinham PH de 7,5 quando o normal é de 5 a 6, conforme avaliação do engenheiro químico da Fepam, Renato Zucchetti. Este seria o fator determinante para a morte de animais.

Zuchetti recomendou que, nos próximos sete dias, ninguém utilize as águas do córrego em Erechim, nem do rio Lageado Henrique. Depois desse período, como a água é corrente, a tendência é tudo voltar à normalidade. A polícia civil abriu inquérito e pretende identificar quem fez o descarte incorreto do material poluente.


Bookmark and Share