Dez cidades da Metade Sul já decretaram emergência em função da seca

Dez cidades da Metade Sul já decretaram emergência em função da seca

Decisões mais recentes partiram das prefeituras de Cristal e Piratini

Rádio Guaíba

publicidade

Pelo menos dez cidades da Metade Sul do Estado já decretaram situação de emergência alegando perdas com a estiagem. Herval é a única que, até agora, teve o decreto homologado pela Defesa Civil Estadual, conforme o coordenador regional, tenente Charles Luis Rosa da Silveira. Seguem em análise os pedidos de Jaguarão e Canguçu. Pedras Altas, Morro Redondo, Cerrito, Pedro Osório e Santa Vitória do Palmar já enviaram documentos para embasar a solicitação de socorro.

O mesmo deve ocorrer, nos próximos dias, com os municípios de Cristal e Piratini, que confirmaram o decreto de emergência em nível municipal.

Em Cristal, as principais perdas atingem as culturas de milho, soja e feijão, além da cadeia do leite. A segunda safra de milho deve ter perda de 40% no volume de produção. O mesmo ocorre com o milho para silagem. A soja deve ter quebra de 40% e o feijão preto, de 50%. Além disso, em quase todas as localidades do município há relatos de falta de água, e até mesmo o rio Camaquã registra nível abaixo do normal.

Fatores como baixa precipitação pluviométrica no primeiro trimestre e a falta d’água inclusive para o consumo humano também levaram a Prefeitura de Piratini a decretar emergência.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895