Dezenas de peixes são encontrados mortos no rio dos Sinos

Dezenas de peixes são encontrados mortos no rio dos Sinos

Animais apresentavam uma coloração avermelhada na região do abdome

Camila Kila / Rádio Guaíba

publicidade

Técnicos do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) e biólogos do Instituto Martim Pescador localizaram dezenas de peixes mortos durante uma vistoria na tarde desta sexta-feira. De acordo com o assessor técnico do Pró-Sinos, Maurício Prass, a mortandade foi registrada em um trecho de cerca de 20 quilômetros entre São Leopoldo e Esteio. Os animais apresentavam uma coloração avermelhada na região do abdome, revelando indícios de morte em razão de contato com produtos químicos.

Prass explica que é prática comum entre as indústrias aproveitarem para despejar efluentes quando chove. Há ainda a possibilidade de o material ter sido colocado antes, ficando retido em tubulações e sendo liberado com o volume de chuva registrado na noite dessa quinta-feira.

O assessor do Pró-Sinos afirmou que está claro que as mortes não ocorreram em razão do nível do rio, que está em 1,7 m em São Leopoldo na tarde desta sexta. Técnicos tentarão recolher exemplares para análise, a fim de confirmar a causa da morte.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895