Dia da Criança é celebrado com 800 crianças no 4º Distrito
capa

Dia da Criança é celebrado com 800 crianças no 4º Distrito

Realizado pela prefeitura e o projeto POA Solidária, evento contou com 42 parceiros

Por
Franceli Stefani

Durante o dia, os pequenos puderam aprender a importância da alimentação saudável, assim como ter contato com as novas tecnologias e a robótica

publicidade

Música, arte, tecnologia, integração e consciência esses foram alguns dos ingredientes que cerca de 800 crianças de sete escolas da rede pública de Porto Alegre, localizadas em bairros da região do 4º Distrito puderam conferir, na tarde desta quarta-feira, no prédio do Nau Live Spaces, antiga sede do Clube Gondoleiros. A primeira edição do Dia De Brincar – Dê um Presente para o Futuro, realizado pela prefeitura e o projeto POA Solidária, contou com 42 parceiros, e celebrou o Dia das Crianças. Feliz ao ver o sorriso no rosto dos pequenos de 4 a 11 anos, a primeira-dama de Porto Alegre, Tainá Vidal, também embaixadora da Campanha do Brinquedo, salientou que o objetivo foi alcançado.

De acordo com Tainá, em um espaço de dois andares eles puderam aprender sobre alimentação, conferir apresentações artísticas, assim como ter contato com a robótica. As oficinas educativas uniram diversão a temas como cultura da paz, da solidariedade, voluntariado, consciência socioambiental, inovação e tecnologia. “Eles precisam conhecer um pouco de tudo. Tivemos um evento 100% com o voluntariado em um bairro que está em pleno desenvolvimento. Certamente teremos mais edições como essa”, afirmou.

Enquanto devorava um saco de pipoca, a pequena Carina Schaefer de Figueiredo, 4 anos, contou que gostou de dançar, brincar na piscina de bolinhas e ver um robô de perto. “Me diverti bastante junto com meus amiguinhos.” Em uma oficina que ensinava como é feito o plantio de alimentos e a importância de um prato colorido, a estudante Layne Rafaelly, 8, montava uma base de chocolate com morango, abacaxi e beterraba. “Quanto mais colorido é o prato, mais nutrientes ele tem. É importante que a gente coma várias cores.”

Coordenadora do POA Solidária, Vânia Gonçalves de Souza, lembrou que durante o evento foram disponibilizados copos reutilizáveis para enfatizar a importância de reaproveitar. “Queremos que as crianças levem essa mensagem adiante e os educadores transmitam a mensagem do voluntariado, solidariedade e parceria, além da sustentabilidade”, explicou. Conforme a coordenadora da Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes (AEHN), Luciana Borba, a união fez com que a atividade acontecesse. “É muito especial ver as crianças se divertindo e aprendendo sobre temas tão importantes. Tudo só foi possível pela união de tantos parceiros.”