Dia de folga resulta em alta procura por testes para Covid-19 em Porto Alegre

Dia de folga resulta em alta procura por testes para Covid-19 em Porto Alegre

No posto de saúde Assis Brasil, a procura por testagens foi acima do normal

Christian Bueller

Unidades de saúde Moab Caldas e Assis Brasil fazem testagens de antígeno para Covid-19 neste feriado

publicidade

Neste feriado de Navegantes, duas unidades de saúde fazem, até as 16h, testagens de antígeno para Covid-19, Moab Caldas (avenida Moab Caldas, 400 - bairro Santa Tereza) e Assis Brasil (avenida Assis Brasil, 6615 - bairro Sarandi). O tempo bom aliado à folga de muitos trabalhadores que não podem se deslocar em dias úteis foram fatores que redundaram em movimento intenso com direito a filas nos pontos de testes em determinados momentos da manhã desta quarta-feira.

O assistente administrativo Celso Guedes aproveitou que não iria trabalhar e tirou a família de casa. Mas, em vez de um passeio, levou esposa e dois filhos, todos com sintomas, para o posto Assis Brasil a fim de conferir se alguém havia sido contaminado. “Estamos todos com a garganta arranhando e o Enzo, meu guri mais novo, teve febre”, relatou. Os testes são disponíveis para quem apresenta ao menos dois sintomas de Covid-19, entre eles, também, calafrio, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular. 

Pacientes assintomáticos em contato com caso positivo da doença e/ou sem esquema vacinal completo também podem testar. O pedreiro Alexandre Schmidt diz não sentir nada, mas esteve em uma festa de aniversário com a esposa e sobrinhos. Dias depois, a companheira apresentou tosse e mal estar. “De todo caso, já vejo se estou ou não. É importante para saber se seguirei trabalhando no restante da semana”, explicou. A testagem deve ser realizada, de preferência, entre o terceiro e quinto dia após o início dos sintomas. Para pacientes assintomáticos, testar preferencialmente entre o quinto e décimo dia do resultado do teste positivo do contactante. 

Segundo a gerente do posto de saúde Assis Brasil, Lenisa Bernardes dos Santos, a procura por testagens foi acima do normal. “Bem acentuado. Quando abrimos a unidade, já havia cerca de 30 pacientes esperando, número que aumentou depois”, contou, acrescentando que há testes disponíveis “para quantas pessoas chegarem”, devido ao grande volume de material recebido.

Na quinta-feira, também haverá oferta de testagem rápida de antígeno para Covid-19 nas 132 unidades de saúde da Capital, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), localizado na rua Sarmento Leite, 425, das 9h às 17h, na unidade móvel, que estará na Vila Dique (rua Severo Dullius,165), das 9h às 16h. E ainda, nas tendas anexas localizadas na Unidade de Saúde Tristeza e na Clínica da Família Álvaro Difini. O horário é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.  


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895