Dia do Desafio mobiliza milhares de gaúchos

Dia do Desafio mobiliza milhares de gaúchos

Competição mundial busca estimular a prática de atividades físicas

Karina Reif / Correio do Povo

Em Porto Alegre, a prova na Usina do Gasômetro contou com mais de mil participantes

publicidade

Milhares de pessoas se mobilizaram, nesta quarta-feira, para participar do Dia do Desafio no Rio Grande do Sul. A competição entre cidades, realizada mundialmente, tem o objetivo de incentivar as pessoas a fazerem, no mínimo, 15 minutos de exercícios físicos no dia. As atividades começaram à meia-noite com corridas noturnas em diversas localidades. Em Porto Alegre, a prova na Usina do Gasômetro contou com mais de mil participantes.

“A competição serve como motivação para começar uma atividade física”, explicou a coordenadora estadual do evento, organizado pelo Sistema Fecomércio/RS e Sesc/RS, Melissa Stoffel. Ela contou que este ano a Capital concorre com a cidade de Guarulhos, em São Paulo, em número de participantes. Os dois municípios foram escolhidos por sorteio para competir entre si.

No ano passado, o Rio Grande do Sul reuniu 3,7 milhões de pessoas em 464 municípios. Em 2012, o número de cidades participantes subiu para 481. Na Capital, uma arena foi montada no Largo Glênio Peres, com jogos eletrônicos, brinquedos e high jum. Instrutores também se posicionaram em ruas de grande movimentação para conscientizar os pedestres a fazer alongamentos e outras atividades. As ações foram programadas para ocorrer em horários diferentes para chamar atenção da população e abranger a todos.

“A orientação no Dia do Desafio é para que a prática do esporte se torne um hábito”, ressaltou Melissa. De acordo com ela, muitas pessoas que participaram da corrida em Porto Alegre nunca haviam feito uma atividade como aquela. “Quem começa, gosta, e a tendência é continuar. Muitos acabam buscando as nossas academias depois da atividade”, avaliou.

Todas as 481 cidades participantes do Dia do Desafio fizeram programações especiais. Em Pelotas, no Sul do Estado, por exemplo, além da rústica noturna, foi realizado um passeio ciclístico. Já em Carazinho, houve apresentações musicais e outras atividades alusivas à data.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895