Hoje foi o primeiro dia útil das novas regras, algumas implantadas desde sábado. Uma das que causava maior apreensão era a mudança nos sentidos das ruas Garibaldi e Santo Antônio, no bairro Bom Fim. A primeira registrou movimento intenso durante praticamente toda a manhã, mas sem provocar congestionamentos nos deslocamentos para o Centro de Porto Alegre. As mudanças visam garantir rotas alternativas para minimizar os eventuais transtornos que a reforma no túnel poderá provocar.
Os agentes da EPTC aproveitarão a semana para finalizar alguns ajustes para que tudo funcione da melhor forma. “Com a chuva da semana passada, não foi possível concluir a pintura de toda a sinalização horizontal”, observou o diretor. Cappellari afirmou que parte dos 18 semáforos adaptados ou instalados em função da reforma do túnel ainda não começou a operar.
Os condutores que trafegavam no sentido bairro-Centro da João Pessoa também não conseguiam fazer a conversão à esquerda na Loureiro da Silva, sob o Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina, acessando o Centro Histórico pela Presidente João Goulart. “Estamos finalizando a implantação dos semáforos e da sinalização para liberarmos a rota alternativa”, frisou. Cappellari acredita que um período de duas semanas será suficiente para que os motoristas se adaptem.
Ônibus e lotações
As linhas de transporte coletivo que utilizam o túnel não sofrerão mudanças em seus itinerários, já que duas pistas em cada sentido ficarão livres para circulação, nos 18 meses de obras. As linhas C2, C3, T5, TR61/Cristóvão Colombo, 671 Carlos Gomes/Salso e a Lotação Santana terão os itinerários atuais invertidos, seguindo a mudança de mão das ruas por onde passam.
Outras informações podem ser obtidas no site www.novotunel.com.br, no twitter.com/Novo_Tunel ou pelo telefone 118, da EPTC.
Em mapa, veja como fica o trâsito na região
Clique nas linhas e ícones abaixo e visualize maiores informações sobre as rotas alternativas ao Túnel da Conceição.
Visualizar Obras no Túnel da Conceição em um mapa maior