Dmae realiza consertos emergenciais de fugas d' água

Dmae realiza consertos emergenciais de fugas d' água

Porto Alegre possui 4.052 quilômetros de redes

Cláudio Isaías

publicidade

Com 4.052 quilômetros de redes de água em Porto Alegre, o conserto de fugas d’ água é um dos serviços mais realizados pelas cinco distritais do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). No entanto, o departamento ainda não tem contabilizado quantos atendimentos foram realizados ao longo deste ano na Capital.

Os serviços emergenciais são realizados diariamente pelas distritais localizadas nas regiões Leste, Norte, Nordeste, Sul e Centro. Na manhã desta segunda-feira, a equipe da zonal Sul realizou o conserto emergencial de duas fugas d’água na Estrada Cristiano Kraemer. Na altura do número 5.068, rompeu uma tubulação diâmetro 225 milímetros e, em frente ao número 4.000, foi danificada uma de rede 110 milímetros.

O Dmae informa que realizou neste ano diversos serviços de manutenção preventiva e obras de renovação de redes e construção de novos reservatórios. O serviço que teve maior repercussão pública em 2015 foi a recuperação do barrilete de recalque de água bruta da estação de bombeamento que atende a Estação de Tratamento Menino Deus, a maior das seis que compõem o sistema do Dmae. Na última semana de agosto, cerca de 460 mil pessoas, em 39 bairros, ficaram sem abastecimento de água durante 24 horas. O barrilete, que apresentava sinais de desgaste, é o principal cano (tubulação) do sistema Menino Deus.

Segundo Dmae, a recuperação da estação Darcy Possi é estratégica, principalmente para os meses mais quentes do ano, assim como o reforço do subsistema de bombeamento Ouro Preto/Manoel Elias. O objetivo é melhorar o abastecimento das partes mais altas dos bairros Partenon, da Lomba do Pinheiro, da Agronomia e Bom Jesus na época de verão, em que o consumo de água em razão do calor cresce nas partes baixa da cidade.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895