Dnit aguarda verba para contratar empresas de manutenção e conservação das BRs 116 e 290

Dnit aguarda verba para contratar empresas de manutenção e conservação das BRs 116 e 290

Para a Triunfo Concepa, a possibilidade de reassumir os trechos ainda não foi descartada

Henrique Massaro

Dnit espera verba federal para assinar com as empresas

publicidade

Apenas três dias antes do prazo final estipulado, ainda resta a liberação de recursos para assinar os contratos com as duas empresas que farão a manutenção e conservação das BRs 116 e 290 (freeway). Na semana passada, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-RS) informou que o início dos trabalhos ocorreria ainda dentro da primeira quinzena de setembro. Na manhã desta quarta-feira, comunicou que já havia solicitado a verba para a Administração Central do Departamento em Brasília e que dependia exclusivamente que a verba fosse liberada para poder fazer as assinaturas.

A Conpasul - Construção e Serviços Ltda, de Eldorado do Sul, é a empresa que fará a manutenção do trecho que vai do km 276,50 até o 299,40 da BR 116 (Eldorado do Sul/Guaíba). Já para o trecho da freeway, ou seja, do km 0 ao 98,10 da BR 290, a responsabilidade passará a ser da Neovia Engenharia, de Curitiba.

A LCM Construção e Comércio SA, de Minas Gerais, tinha vencido o pregão eletrônico no início do mês passado, mas acabou sendo desclassificada por não ter entregue a documentação necessária. Desde a saída da Triunfo Concepa, que terminou seu vínculo de 21 anos com as BRs, as rodovias estão sem uma empresa administradora.

Desde o dia 3 de julho, o Dnit passou a ser responsável pelas estradas. Apesar disso, somente na semana passada realizou uma operação tapa-buracos emergencial em função do feriado de 7 de setembro. Para a Triunfo Concepa, a possibilidade de reassumir os trechos ainda não foi descartada.

Depois da liminar que determinava o retorno ser suspensa no Agravo de Instrumento emitido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a empresa, através de seu departamento jurídico, respondeu sustentando o interesse em restabelecer o contrato. A antiga concessionária, através de sua assessoria de imprensa, informou na manhã de ontem que a situação e o posicionamento continuam os mesmos.

Para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a expectativa ainda é pelo início do mês de novembro. No dia 1º deve ocorrer o leilão da Rodovia de Integração do Sul (RIS), que envolve quatro estradas federais no Estado – BR 101, 286, 448 e 290. Os trabalhos devem começar em fevereiro de 2019, quando uma nova concessionária assume. Dessa forma, as duas empresas que devem começar o trabalho nos próximos dias, terminam seus contratos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895