Dnit prevê até o início do veraneio liberação total da pista duplicada da BR 101

Dnit prevê até o início do veraneio liberação total da pista duplicada da BR 101

Mesmo com ponte Anita Garibaldi, pelo menos dois gargalos devem persistir

Ananda Müller / Radio Guaíba

publicidade

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) pretende liberar a totalidade da pista duplicada da BR 101 até a próxima temporada de veraneio. Essa é a estimativa do órgão para a finalização das obras da ponte Cavalcanti, uma das duas últimas etapas que ainda afunila o fluxo de veículos na rodovia mesmo com a liberação da ponte de Laguna .

O segundo trecho que ainda não está liberado é o tráfego em pista dupla no túnel do Formigão: no sentido Sul-Norte, a passagem só vai ser aberta após o término dos trabalhos na ponte Cavalcanti. A pista Norte-Sul do túnel, que tinha previsão de ser liberada junto com a ponte Anita Garibaldi, também não recebe veículos ainda hoje.

O Dnit admite que alguns arremates ainda são necessários, e que seguem incompletos a pintura e a sinalização. O órgão esclarece que é preciso aguardar tempo seco, e que o serviço demanda a interrupção no trecho da BR-101. Com isso, não há data para que a liberação ocorra.

A ponte Cavalcanti está orçada em cerca de R$ 20 milhões. As obras se iniciaram em abril de 2015, e a previsão inicial era de conclusão em maio de 2016. As empresas vencedoras do certame, porém, só devem terminar a obra em dezembro, período em que o fluxo médio, com o veraneio, sobe de 25 mil para 40 mil por dia.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895