Dobra o número de casos de H1N1 no Estado em uma semana

Dobra o número de casos de H1N1 no Estado em uma semana

Foram registrados 14 casos da doença desde o início deste ano

Camila Kila / Rádio Guaíba

publicidade

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou mais sete casos de H1N1. Com isso, o número de registros dobrou em relação à semana passada e já chega a 14 desde o início do ano. São cinco pacientes em São Gabriel, dois em Arvorezinha, um em Porto Alegre, um em Alvorada, um em Parobé, um em Vila Nova do Sul, um em Canela, um em Caxias do Sul e um em Santa Cruz do Sul.

Também foram registrados no Estado 10 casos de H3N2, outro tipo de gripe A, incluindo uma morte. A paciente, de 86 anos, residia em Porto Alegre e possuía problemas cardíacos e pulmonares. Outras quatro ocorrências foram verificadas de influenza B, em Pelotas, Caxias do Sul, Anta Gorda e Ijuí. As confirmações se referem a pacientes que necessitaram de internação hospitalar. Os três tipos de gripe são combatidos pela vacina oferecida na rede de saúde.

Até esta sexta-feira, mulheres que deram à luz há até 45 dias, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, idosos, doentes crônicos, trabalhadores da área da saúde e indígenas podem receber a dose gratuita nos postos de saúde do Estado. O Rio Grande do Sul, com 86,5% do público alvo vacinado, já bateu a meta de imunizar 80% das pessoas do grupos de risco. O restante da população deve procurar a vacina em clínicas particulares.

Quem apresentar febre, dor de garganta, nas articulações, musculares ou de cabeça deve procurar atendimento. O médico irá prescrever o antiviral Tamiflu, distribuído gratuitamente com apresentação da receita.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895