Ainda segundo o levantamento, quase 40% dos clientes utilizam este meio de transporte diariamente mais de uma vez no mesmo dia. A principal motivação é o deslocamento para o trabalho, citado por 45% dos entrevistados. Os profissionais liberais são o maior público, conforme a atividade. A lotação é usada principalmente por pessoas com alto poder a partir de cinco salários e de instrução superior.
O serviço recebeu sugestões dos seus usuários. A professora Ligia Leães desloca-se diariamente do Centro até o bairro Ipanema, na zona Sul, utilizando a lotação. Para ela, o serviço carece de mais carros e opções de horários. "Quando não atrasa, chego a esperar 35 minutos pela lotação. Ainda assim é o que me deixa mais perto do trabalho", diz.
O advogado Jacques Xavier pega sempre a mesma linha para ir à Justiça do Trabalho, no bairro Praia de Belas. Sem maiores reclamações, ele fez uma sugestão. "Acho que poderia existir uma linha de lotação circular pelo Centro nos mesmos moldes do ônibus. Acho que agilizaria o deslocamento por áreas diferentes do Centro", afirmou Xavier.
A consultora Fernanda Rocabado desloca-se de Canoas e considera-se uma usuária eventual de lotações. Ela aponta o serviço como diferenciado. "Não tenho muito parâmetro sobre atrasos ou se demora muito. Mas quando vou para a zona Sul com certeza é a melhor opção", frisou.