Domingo deverá ser frio e com chuva localizada no RS

Domingo deverá ser frio e com chuva localizada no RS

Fenômeno da Oscilação Antártica poderá trazer um início de agosto gelado

MetSul

publicidade

O domingo deverá ser de bastante nebulosidade no Rio Grande do Sul. Apesar disso, o sol chega a aparecer em diversos pontos, mas com possibilidade chuva e garoa, no decorrer do dia, nas regiões Oeste, Norte e Nordeste. Com a massa de ar frio cobrindo o Estado, a temperatura estará baixa em todas as regiões.

No Sul e na Campanha, onde o ar deve estar mais seco, o frio será mais intenso na madrugada, com chance de geada isolada. O vento ganha força durante o dia e derruba a sensação térmica. A mínima no RS deverá ser registrada em Bagé, com 1ºC. O frio também será intenso em Uruguaiana e Pelotas, com temperaturas entre 2ºC e 4ºC.

Em Porto Alegre, as mínimas chegam a 8ºC durante a manhã e avançam para cerca de 15ºC no decorrer do período. A previsão é de chuva localizada na Região Metropolitana durante o dia.

Fenômeno deve deixar agosto gelado


Americanos e europeus prestam muita atenção, durante o inverno, a uma variável climática do Hemisfério Norte chamada Oscilação do Ártico (AO). Dependendo se estiver positiva ou negativa, as trajetórias das massas polares são diferentes e o frio se torna muito intenso em algumas áreas. No Hemisfério Sul, existe a Oscilação Antártica (AAO).

Durante este inverno ela apresentou dois períodos negativos: um na metade de junho e outro mais acentuado nos últimos dias. O forte declínio da AAO, de 45 dias atrás, antecedeu o período gelado, com neve, da última semana de junho; e a congelante primeira semana de julho, aqui no Rio Grande do Sul.

A MetSul antecipa que este segundo pico negativo da AAO pode preceder uma sequência de fortes massas de ar polar em agosto, com temperatura muito abaixo da média no Estado. Esta semana, a primeira do mês, terá o retorno do frio intenso, dias de vento forte com baixa sensação térmica, geada e, segundo alguns modelos, até chance de neve no Sul do Brasil.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895