Doses de Coronavac serão encaminhadas a municípios que precisam e solicitarem no RS

Doses de Coronavac serão encaminhadas a municípios que precisam e solicitarem no RS

SES orienta prefeituras a não iniciarem ciclo vacinal com doses que chegarão nesta sexta, para garantir estoque para segunda dose

Tiago Medina

Coronavac

publicidade

Apenas as cidades que precisam de doses de Coronavac irão receber da Secretaria Estadual da Saúde o imunizante produzido pelo Instituto Butantan e que chegam ao RS na manhã desta sexta-feira. Serão, ao todo, 110,2 mil doses, que serão priorizadas para completar o ciclo vacinal de quem já recebeu a primeira injeção. 

Na tarde desta quinta-feira, a SES chegou a projetar que cerca de 188 mil pessoas estivessem necessitando da segunda dose para concluir a imunização. À noite, porém, a pasta estimou em 110 mil, após cruzamentos de dados dos municípios e do sistema oficial. 

“Se o número de doses não registradas no sistema é maior do que o número de doses solicitado pelo município, consideramos o número pedido pelo município, porque certamente ainda não inseriu no sistema todas as vacinas aplicadas. Iremos distribuir vacinas Coronavac a todos os municípios que disseram ter segundas doses pendentes”, afirmou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. 

O lote, confirmou ela, visa atender exclusivamente àquelas pessoas que precisam da segunda dose: “Pedimos que, caso haja excedente, não seja aplicado como primeira dose, o que geraria a necessidade de reservarmos uma D2 que não temos neste momento. Todas as sobras devem ser devolvidas para novo rateio”.

Além das 110,2 mil doses de Coronavac, o RS recebe nesta sexta mais uma carga de 141,5 mil frascos de vacinas da Pfizer.

Até a noite desta quinta, o RS iniciou a vacinação contra a Covid-19 em 4.056.265 pessoas, sendo que 1.651.630 já receberam as duas aplicações necessárias para se alcançar a imunização contra o coronavírus. De todas as aplicações feitas, pouco mais de 3 milhões foram realizadas com a Coronavac.  


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895