Duas pistas do Túnel da Conceição estão bloqueadas

Duas pistas do Túnel da Conceição estão bloqueadas

Tráfego apresentou problemas na região devido ao intenso fluxo no primeiro dia do feriadão

Ronan Dannenberg / Correio do Povo

Duas pistas do Túnel da Conceição já estão bloqueadas

publicidade

A obra que promete reflexos significativos no trânsito de Porto Alegre já mostrou suas consequências neste sábado. Foi dado início à recuperação do Túnel da Conceição, com o bloqueio de duas das quatro vias da passagem no sentido bairro-Centro. O tráfego apresentou problemas na região devido ao intenso fluxo no primeiro dia do feriadão. Na segunda-feira, a previsão e de que outras duas vias sejam bloqueadas, dessa vez no sentido contrário. Será essa rotina nos próximos 18 meses até as intervenções no local serem finalizadas. O investimento é de R$ 2,6 milhões.

Muitos motoristas se arriscaram passar pelo túnel e enfrentaram trânsito lento. Os tapumes com cerca de 2,5 metros de altura começaram a ser instalados a partir das 9h15min. Além disso, cones e outras sinalizações foram colocadas do lado direito da via. Em média, 40 veículos por minuto passavam pelo trecho na manhã de sábado. Enquanto isso, as rotas alternativas era menos usadas. “Esperamos que com o andamento das obras, os motoristas usem mais essas rotas, pois elas comportam mais veículos em comparação aos que estão circulando por essas vias atualmente”, destacou o gerente de Fiscalização de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Carlos Pires. O movimento grande para as primeiras horas da manhã se deu principalmente por condutores que estavam deixando a Capital.

Conforme o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, a expectativa é que o trânsito se acomode aos poucos com as mudanças na região. “Com certeza, tudo dará certo. Estaremos analisando diariamente, das 5h às 23h, toda a movimentação no local e fazer as intervenções necessárias”, garantiu. Entre as medidas que podem ser tomadas nos próximos dias, está a de restringir o trânsito de carros e outros veículos no túnel caso o transporte coletivo seja afetado na região. Nos horários de pico, entre 18h30min e 19h30min, o trecho chega a registrar um fluxo de até 5,6 mil veículos.

A partir de quarta-feira, no retorno do feriadão, a EPTC colocará mais agentes na região para monitorar o fluxo e orientar motoristas. Pelo menos mais 50 servidores se deslocarão de outras regiões da Capital para se somar aos 96 profissionais que atuam na região central de Porto Alegre. Além disso, quatro câmeras instaladas junto ao túnel para auxiliar agentes na Central de Monitoramento da EPTC. Dos guinchos já estão de plantão no local caso haja necessidade de retirar veículos envolvidos em acidentes.

Alternativas

A rua Ernesto Alves cruzará a Farrapos, permitindo ligação entre a região da rodoviária, Cristóvão Colombo e a Santo Antônio. No sentido Centro-bairro, sem a necessidade de passagem pelo túnel, a rota é pela Farrapos, Barros Cassal, Irmão José Otão, com chegada na Sarmento Leite.

Táxis e demais veículos, que utilizam a rodoviária, poderão usar a nova via que ligará a Estação à avenida Voluntários da Pátria, junto ao cruzamento com a Barros Cassal. A partir da João Pessoa, sentido bairro-Centro, será permitida a conversão à esquerda na Loureiro da Silva, sob o Viaduto Dona Leopoldina, acessando a Presidente João Goulart para chegar ao Centro Histórico. Para segurança dos moradores da região próxima ao túnel, foram instalados semáforos nos seguintes cruzamentos: Ernesto Alves com Farrapos, Santo Antônio com Osvaldo Aranha e Barros Cassal com Voluntários da Pátria. Todas as mudanças estão sinalizadas.

No horário de pico - entre 18h30min e 19h30min -, de segunda a sexta-feira, o trecho do túnel chega a registrar 5,6 mil automóveis, principalmente carros e ônibus. Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vanderlei Cappellari, parte desses veículos terá que circular pelas novas rotas. "Temos que encontrar alternativas para pelo menos 2,8 mil veículos."

Em mapa, veja como fica o trâsito na região

Clique nas linhas e ícones abaixo e visualize maiores informações sobre as rotas alternativas ao Túnel da Conceição.


Visualizar Obras no Túnel da Conceição em um mapa maior

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895