Duzentas pessoas estão abrigadas em ginásio de Porto Alegre

Duzentas pessoas estão abrigadas em ginásio de Porto Alegre

Moradores das ilhas tiveram que deixar as causas devido à cheia do Guaíba

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Até telefone virou brinquedo no Tesourinha

publicidade

* Com informações de Bibiana Borba

Pelo menos 200 pessoas provenientes do bairro Arquipelágo, na zona Oeste de Porto Alegre, estão abrigadas no Ginásio Tesourinha nesta segunda-feira, segundo a gestora do Centro Administrativo Regional (CAR) das Ilhas, Patrícia Silveira Salcedo. Os desabrigados - a maioria da Ilha Grande dos Marinheiros - tiveram que abandonar as casas devido à cheia do Guaíba, que às 9h30min media 2,79m.

No Ginásio Tesourinha, uma brinquedoteca com um campinho foi montada para as crianças, são pelo menos 50 no local. Até telefone velho virou brinquedo para as crianças.A Secretaria Municipal de Saúde está com uma equipe, composta por dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos e dois agentes voluntários de plantão no Tesourinha. A Guarda Municipal faz a segurança no local. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana mantém um gerador de energia em caso de necessidade.

Há abrigos montados na Ilha do Pavão, com entre 40 e 60 pessoas; na Ilha da Pintada, com cerca de 15 pessoas; e no Estaleiro Só, com 30 pessoas. Patrícia informou, no entanto, que ainda há pessoas que se recusam a deixar suas casas. Por medida de segurança, a luz foi cortada na região das Ilhas. A gestora do CAR alertou também que veículos leves não circulam pelas ilhas, somente caminhonetes ou caminhões. 

Nesta segunda-feira, o plantão técnico no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) será das 8h às 20h, no telefone (51) 3289-2200. A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) mantém plantão e poderá ser acionada pelo telefone Fala Porto Alegre - 156 (das 8h às 18h, sem intervalo ao meio-dia). Também haverá equipe de plantão para emergências relacionadas à arborização nesta segunda-feira, das 8h30min às 18h.

O Gabinete de Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas nos telefones 199 e (51) 3268-9026 para atendimento de urgências e emergências em situação de risco.









Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895