Edital do transporte coletivo é um “mistério”, diz ATP

Edital do transporte coletivo é um “mistério”, diz ATP

Empresas ainda não sabem se irão participar do processo licitatório

Cláudio Isaías

Prefeitura disse que edital será lançado no dia 6 de maio

publicidade

O edital de licitação do transporte coletivo de Porto Alegre é um “mistério” para as 12 empresas integrantes do três consórcios (STS, Unibus e Conorte) que operam na Capital. A avaliação é do gerente executivo da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Luiz Mario Magalhães Sá. Segundo ele, a entidade não pode realizar uma avaliação porque não conhece as regras do edital de licitação. “Temos que esperar a divulgação. O que sabemos apenas é que o edital será lançado no dia 6 de maio”, explicou.

Conforme Sá, as empresas que são responsáveis por aproximadamente 1.350 ônibus que circulam na Capital, ainda não sabem se vão participar do processo licitatório. “Vamos primeiro estudar o edital e fazer as contas. Depois tomaremos uma posição conjunta como qualquer concorrente”, ressaltou. O gerente executivo da ATP disse ainda que as empresas não participaram dos dois editais anteriores porque as exigências da prefeitura eram, segundo ele, “absurdas e não tinham sustentação econômica.

O edital de licitação do transporte coletivo de Porto Alegre será o terceiro elaborado pela prefeitura. As duas licitações anteriores não tiveram interessados. O diferencial da nova licitação, segundo a Prefeitura de Porto Alegre, é que as linhas de ônibus estão divididas em seis lotes, e não mais em três bacias, como anteriormente. A expectativa da prefeitura é lançar o edital no dia 6 de maio. Após essa etapa, as empresas de ônibus interessadas, nacionais e estrangeiras, terão de 45 a 60 dias para a apresentação de propostas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895