Edital para instalação de estações do aeromóvel tem novo vencedor

Edital para instalação de estações do aeromóvel tem novo vencedor

Empresa de Cachoeirinha construirá dois prédios de 660 metros quadrados cada

Correio do Povo

Aeromóvel ligará estação da Trensurb ao aeroporto

publicidade

O resultado da nova licitação para a construção das estações da linha Aeromóvel que ligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal I do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi divulgado nesta quinta-feira. A Rumo Engenharia Ltda., de Cachoeirinha, foi a vencedora. O projeto prevê a construção de dois prédios, com cerca de 660 metros quadrados cada.

O gerente de projetos e obras da Trensurb, Sidemar Francisco da Silva, Sidemar Francisco da Silva, disse que a Rumo Engenharia apresentou requisitos técnicos necessários e um orçamento de cerca de R$ 3 milhões. O projeto do Aeromóvel inclui ainda veículos, via elevada e pacote tecnológico.

Esta é a segunda licitação para a mesma obra. Em novembro de 2011 foi assinado contrato para a construção das estações, mas um mês depois da ordem de início, a empresa interrompeu o cronograma de construção. O contrato foi cancelado e o cronograma, revisto.  

O Aeromóvel

O projeto da primeira linha da tecnologia Aeromóvel em operação comercial no mundo é totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal aeroportuário. O trajeto de 998 metros, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos - um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300 -, que estarão em funcionamento conforme a demanda do período. O projeto, orçado em aproximadamente R$ 29,9 milhões, tem previsão de conclusão para o início de 2012.

Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, no Vale do Sinos, o Aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895