EGR prevê entregar em outubro duas faixas extras na ERS 040
Obras vão custar R$ 22,6 milhões em verbas do pedágio de Viamão
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Com recursos do pedágio de Viamão, a EGR prevê investir R$ 22,6 milhões. O alargamento da rodovia vai aliviar o tráfego de veículos, que se torna mais intenso com a proximidade do verão.
Para as obras de alargamento, a EGR está utilizando uma máquina recicladora. Conforme o diretor técnico da EGR, Manoel João Souza de Freitas, além da maior rapidez nas obras, há várias outras vantagens no uso do equipamento. “Com a recicladora, aproveitamos todo o material removido do acostamento e incorporamos brita. Utilizando esse processo, não há passivo ambiental, pois todo o resíduo removido é utilizado ao mesmo tempo para a pavimentação da nova faixa. Como não há resíduos, não há também custos para o transporte. Por último, a utilização da recicladora evita que se deixem valas abertas na lateral da via”, explica.
Restauração e sinalização
A ERS-040 também passa por recuperação e restauro. A EGR controla cerca de 83 quilômetros da rodovia. As obras envolvem a remoção do asfalto antigo e a colocação de um novo revestimento, além da pintura da sinalização horizontal e colocação de tachas e tachões.
As duas faixas extras e as obras de restauro são executadas pelo consórcio Novo RS, composto pelas empresas Construtora Giovanella LTDA, Pavitec do Brasil Pavimentadora Técnica LTDA, Construtora e Pavimentadora Pavicon LTDA e Procon Construções Indústria e Comércio LTDA.