Eleitores fazem fila no TRE para justificar ausência em eleições

Eleitores fazem fila no TRE para justificar ausência em eleições

Prazo para evitar cancelamento no título de eleitor encerra nesta segunda

Mauren Xavier

Eleitores fizeram fila no TRE para justificar ausência em eleições

publicidade

Termina nesta segunda-feira o prazo de justificativa para os eleitores que não votaram nos últimos três turnos das eleições. Os que perderem o prazo vão ter o título de eleitor cancelado. Com o final do prazo, a movimentação foi intensa na unidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) em Porto Alegre, na avenida Praia de Belas.

Filas são registradas desde o começo do dia. Mesmo assim, os eleitores consideraram o atendimento ágil. Além da justificativa, os faltosos precisaram pagar a multa de R$ 3,51 por turno perdido. De acordo com o TRE, 11.745 títulos de eleitor podem ser cancelados em Porto Alegre. No Estado, o número ultrapassava 58 mil.

Aos eleitores em que o exercício do voto é facultativo — menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos —, não foram contabilizados nas relações de faltosos. Em todo o Brasil, foram estimados 1,8 milhão de eleitores nessa situação.

Júlio Cesar Athayde buscou o TRE para regularizar a situação do filho, que está morando há mais de um ano fora do Brasil. Assim, reuniu a documentação necessária para justificar a ausência dele nas votações. “Como ele está na Índia e estou com a procuração vim encaminhar para que ele não tenha problemas”, comentou Athayde, ao elogiar a rapidez no atendimento.

Na seleção de um emprego, Damaris Quadros, de 28 anos, aproveitou para atualizar a sua situação eleitoral. No segundo turno do pleito do ano passado, ela não pode comparecer à sessão. “Os meus dois filhos estavam doentes e não tinha condições de deixá-los sozinhos. Agora quis deixar tudo certinho para evitar problemas”, comentou ela, após regularizar a situação.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895