Geral

Elevador ainda necessitava de ajustes, diz advogado de empresa

Acidente matou uma idosa em igreja na zona norte de Porto Alegre. Veja galeria de fotos

O elevador foi inaugurado esta semana e a igreja começou a operar em setembro do ano passado
O elevador foi inaugurado esta semana e a igreja começou a operar em setembro do ano passado Foto : Vinícius Roratto
A instalação do elevador do Tempo Iguatemi da Igreja Adventista do Sétimo Dia havia sido concluída na noite anterior ao acidente que matou hoje uma idosa em Porto Alegre, conforme o advogado da empresa AGS Elevadores, Manoel Pedro Castanheira. De acordo com ele, o equipamento ainda necessitava de alguns ajustes.

Na manhã deste sábado, ele esteve no local na rua Roque Calage, junto com representantes da empresa responsável pela instalação. “Não posso informar se estava liberado ou não, porque não há uma documentação liberando ou não”, disse. “Essas questões da liberação de uso e das causas do acidente vão ser periciadas. A partir da perícia vamos poder informar o que aconteceu com seriedade.”

Castanheira ressaltou que todo o processo de instalação estava sendo devidamente acompanhado pelos responsáveis pela igreja. “Todos equipamentos tanto de segurança para funcionários como eventuais pessoas que passavam por perto estavam sendo comunicadas”, observou.

O advogado afirmou, ainda, que na segunda-feira deverá reunir-se com o técnico responsável pela instalação e com o diretor da empresa. Segundo ele, a companhia demonstrou preocupação em dar assistência aos familiares da vítima. “Tanto a empresa quanto a igreja estão se colocando a plena disposição para auxiliar os familiares neste momento de dor”, ressaltou. Conforme o advogado, trata-se de um elevador simples, de quatro andares, já utilizado em diversos empreendimentos.

Crea vai verificar manutenção


O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) avaliará, na segunda-feira, a documentação da empresa responsável pelo elevador. Segundo o gestor de fiscalização, Cláudio Bernardi, será verificado se o equipamento passou por vistoria recentemente e se havia um engenheiro responsável pela manutenção do elevador. A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) também fará uma vistoria no local do acidente.

Acidente

Neste sábado, uma idosa morreu em um acidente com um elevador em uma igreja na rua Roque Calage, por volta das 8h40min. Segundo o delegado Cristiano de Castro Reschke, da 1ª Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), ela ficou prensada na porta ao sair do segundo andar, mas o elevador continuou em movimento. A vítima foi identificada como Zeli da Silva Matos, de 80 anos.

A nora de Zeli, de 53 anos, estava no elevador e uma neta, de 9 anos, já havia saído. Nenhuma delas ficou ferida, mas a primeira entrou em estado de choque a precisou ser medicada.


Acidente matou uma idosa em igreja na zona norte de Porto Alegre / Foto: Vinícius Roratto

Bookmark and Share