Em cinco dias, OAB recolhe 250 kg de lixo do Largo dos Açorianos

Em cinco dias, OAB recolhe 250 kg de lixo do Largo dos Açorianos

Boa parte dos resíduos foram retirados do fundo dos dois espelhos d’água

Eduardo Amaral

Boa parte dos resíduos foram retirados do fundo dos dois espelhos d’água

publicidade

Em cinco dias a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB/RS) recolheu 250 kg de lixo do Largo dos Açorianos. O material foi retirado nos primeiros dias em que a instituição assumiu a manutenção do local, a partir do dia 16 de janeiro. O principal foco de sujeira é nos dois espelhos d’água, e boa parte dos resíduos foram encontrados no fundo das águas.

Tesoureiro da OAB/RS e coordenador da manutenção do Largo, André Sonntag, relata que se surpreendeu com o material recolhido. “Saiu de tudo, não é apenas papel e sacolas plásticas. Encontramos roupas, brinquedos, entre outros objetos”

Sonntag destaca que a questão da sujeira vai além da questão de manutenção, mas passa principalmente pela conscientização dos usuários. “É muito problema de utilização. A maioria preserva o espaço, mas há uma minoria que não é educada e joga o lixo em qualquer lugar.”

Um dos objetivos da OAB é fazer ações de conscientização e educação para que os frequentadores descartem o lixo nos locais corretos. A empresa Atena foi a contratada para fazer a conservação do Largo – é a mesma que hoje cuida de parte da área da Orla do Guaíba. A OAB/RS diz que os trabalhos acontecerão seis dias por semana, abrangendo não apenas a limpeza mas também o corte de grama e outras ações de conservação.

Sonntag destaca que a limpeza já era feita antes mesmo da e instituição assumir o cuidado do local. “O DMLU fazia a manutenção, o que se nota é que ficou material submerso”, explica o dirigente. Além da limpeza a entidade também será responsável pelo corte e preservação da grama, a qual está bastante deteriorada em alguns pontos devido a falta de chuvas.

Em nota, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) diz que a quantidade de lixo recolhido nestes primeiros dias sob a gestão da OAB/RS é similar ao que as equipes da pasta retiravam quando era a única responsável pelo cuidado do local. Na semana passada, o Correio do Povo apontou que o local apresentava alguns problemas de estrutura como pedras soltas na ponte e pintura descascada. De acordo com Sonntag, o Governo Municipal já trabalha para resolver estes problemas. O contrato de adoção do Largo dos Açorianos tem duração de um ano.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895