Em protesto contra a PEC, grupo de alunos ocupa prédio do IFRS na Restinga

Em protesto contra a PEC, grupo de alunos ocupa prédio do IFRS na Restinga

Campus de Osório, Alegrete e Farroupilha também há manifestações semelhantes

Bibiana Dihl / Rádio Guaíba

Campus do IFRS na Restinga, em Porto Alegre, está ocupado desde essa segunda

publicidade

Cerca de 30 alunos fazem, desde a noite dessa segunda-feira, uma ocupação ao prédio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul no bairro Restinga, em Porto Alegre. O grupo protesta contra a aprovação na Câmara da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que fixa um teto para os gastos públicos por 20 anos.

O instituto é favorável à manifestação, que ocorre em diversos campus da instituição federal, como em Osório, Alegrete e Farroupilha. O outro campus do IFRS, no Centro de Porto Alegre, não está ocupado.

Os alunos decidiram, hoje pela manhã, continuar ocupando o prédio até a votação dos deputados em segundo turno. Eles entendem que a aprovação da PEC vai prejudicar institutos federais, e também se dizem contrários à reforma do Ensino Médio e a cortes no orçamento do IFRS para o ano que vem.

Há aulas na instituição, mas elas são frequentemente interrompidas para discussões sobre a PEC e sobre outros assuntos propostos pelos estudantes. A previsão é de que a adesão à ocupação aumente nos próximos dias.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895