Em um dia, 49% das crianças são vacinadas contra pólio no RS

Em um dia, 49% das crianças são vacinadas contra pólio no RS

Campanha nacional termina em 21 de junho

Correio do Povo e Rádio Guaíba

publicidade

O dia D de vacinação contra a poliomielite, paralisia infantil, teve grande movimento nos mais de 5 mil pontos de aplicação distribuídos no Rio Grande do Sul. Pouco mais de 295 mil crianças com idades entre 6 meses e dois anos foram imunizadas contra a doença no Estado nesse sábado, conforme dados do Ministério da Saúde. O número corresponde a 49% do público-alvo.

Com isso, o Rio Grande do Sul é o estado que teve maior adesão à campanha no País em um dia. A meta é alcançar uma cobertura de 95% até o 21 de junho. Em Porto Alegre, o índice atingido foi de 55%. O objetivo é vacinar 75 mil crianças.

Na edição deste ano da campanha contra a pólio, as crianças menores de 6 meses não estão incluídas, pois são imunizadas com a vacina injetável, que integra o calendário básico infantil. A dose deve ser dada aos 2 e 4 meses, completadas com mais duas doses orais aos 6 e 15 meses. Por isso, é importante não esquecer de levar a caderneta de vacinação para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança.

Causada pelo poliovírus, a poliomielite é uma doença caracterizada pela febre, mal-estar, cefaleia e a possibilidade de paralisia. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1989. A última ocorrência é de 1989, na Paraíba. Porém, o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia. Não existe tratamento para a doença, somente a prevenção, por meio da vacinação.

Com informações da repórter Stephany Sander

Bookmark and Share


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895