Geral

Emergência do Clínicas deverá atender somente casos graves

Instituição vai aplicar classificação de risco conforme o Protocolo de Manchester

A meta da administração do Hospital de Clínicas de Porto Alegre é restringir o atendimento aos casos graves e de risco de morte no setor de emergência. Assim, a partir da triagem dos pacientes que chegarem à instituição, haverá a aplicação da classificação de risco conforme o Protocolo de Manchester, que ordena o atendimento de acordo com a gravidade.

Os casos mais simples, classificados como verde, serão recomendados a procurarem as unidades básicas de saúde, segundo a supervisora de Enfermagem, Karen Gandolfi. “Os pacientes triados como vermelhos, laranjas e amarelos são a prioridade. Já os verdes, como os que apresentam dor de garganta, por exemplo, serão encaminhados para as unidades básicas. Mas se não for possível, ninguém vai deixar de ser atendido”, ressalta.

A Secretaria Municipal da Saúde está de acordo com a medida que poderá reduzir a superlotação frequente da segunda maior emergência da Capital. Porém, não existe um acordo formal, segundo a diretora do Clínicas, Nadine Clausell. “Não posso dizer que foi acordado de papel passado, mas o Protocolo de Manchester em todas as emergências reguladas pelo SUS permite isso”, conclui.

A emergência do hospital reabriu na manhã de hoje depois de ficar um mês com atendimento restrito devido a reformas estruturais. A área da triagem foi modificada com a implementação de boxes individuais, o setor foi pintado e os consultórios remodelados.

Bookmark and Share