Emergência do Conceição atende cinco vezes mais que a capacidade

Emergência do Conceição atende cinco vezes mais que a capacidade

Hospital de Porto Alegre tem restrição no setor devido a obras

Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba

publicidade

As quatro maiores emergências que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre estão superlotadas na manhã desta terça-feira. O caso mais grave ocorre no Hospital Conceição, que tem 113 pacientes para 20 leitos, mais que cinco vezes a capacidade.

O hospital sofre, atualmente, com a restrição de 30 das 50 vagas, devido a uma reforma que deve se estender até dezembro. A obra ocorre na sala verde, onde são tratados os casos de baixa e média complexidade. Dessa forma, apenas casos graves, com risco de morte, são atendidos.

O problema também ocorre nas emergências do Hospital de Clínicas, onde 152 adultos ocupam 49 vagas; no São Lucas da PUC, que recebe 36 pacientes em 13 leitos; e no Hospital Santa Clara do Complexo Santa Casa, em que há 40 pessoas ocupando 26 vagas.

Apesar da superlotação nas emergências adultas da cidade, as emergências infantis ainda tem vagas. A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é para que a população procure as unidades básicas para todos os casos de menor gravidade, que não necessitem de internação ou cirurgia, como dores de ouvido, garganta, gastrointerite, gripe ou ainda para medição da pressão arterial. Unidades de Pronto Atendimento também são opção quando há urgência no atendimento, como em crises de asma, dores no peito, entre outros.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895