Emergência do Hospital Conceição atende mais que o triplo da capacidade

Emergência do Hospital Conceição atende mais que o triplo da capacidade

São 170 pessoas internadas no setor que dispõe de 50 vagas

Rádio Guaíba

publicidade

A emergência do Hospital Conceição, em Porto Alegre, atende, na manhã desta terça-feira, mais que o triplo da capacidade. São 170 pacientes internados no setor, que dispõe de 50 vagas.

A vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Maria Rita de Assis Brasil, lembra que a meta de reduzir a ocupação só terá êxito com maior oferta de vagas. Porto Alegre perdeu 3,2 mil leitos em 18 anos no Sistema Único de Saúde (SUS). No Estado, o corte foi de 12 mil.

"Mesmo com toda a boa vontade da administração, não se consegue fazer milagre. Mas é preciso ter muito cuidado antes de divulgar que a situação já está bem melhor, quando sabemos das dificuldades dentro da emergência", ressalta Maria Rita. Ela diz que há pacientes nos corredores e em cadeiras.

A dirigente cita que a pesquisa divulgada nessa segunda-feira pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) confirma a situação: "Concentração de bons hospitais públicos na Capital, falta de especialistas e exames. A situação na manhã desta terça, Dia do Médico, aqui no Conceição, é a prova de onde as pessoas acabam quando tudo falha", afirma Maria Rita, que é médica da emergência.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895