Buzzetto disse que 370 profissionais saíram às ruas nesta quarta-feira, seguindo o roteiro das coletas. No entanto, o reflexo somente será sentido a partir de domingo. “Há bastante lixo para ser recolhido, mas daremos conta. Em determinadas ruas foi preciso passar mais de uma vez”, explicou.
O serviço de coleta domiciliar está irregular desde o dia 7 devido a protesto de garis da empresa terceirizada, que pediu cancelamento do contrato com a prefeitura. O diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Moncks, disse que serão utilizados 50 caminhões, sendo 43 compactadores e sete veículos de menor porte para coletar o lixo em lugares de difícil acesso. “A empresa Revita, que venceu a licitação, já está trabalhando seguindo o cronograma habitual. O contrato emergencial para o serviço de coleta regular de lixo orgânico domiciliar de Porto Alegre tem duração de seis meses”, resumiu.
Um dos bairros prejudicados com a falta de coleta de lixo foi o Auxiliadora. Ruas como Marquês do Pombal, 24 de Outubro, Nova York, Quintino Bocaiúva, Coronel Bordini, Mata Bacelar e Maryland estão com sujeira espalhada nas calçadas. "Ligamos várias vezes para o DMLU tomar providências, mas até o meio da tarde de hoje ninguém tomou providências. Só fizeram promessas", disse Eduardo Vieira, da Associação dos Moradores. "Os sacos foram revirados pelos catadores, o fedor se espalhou e não há providência alguma", disse ele.
Vieira ressaltou que a prefeitura já havia prometido resolver o problema até o final da manhã. "Mas não apareceu ninguém para colocar ordem na situação", afirmou. Os moradores esperam que ainda hoje o problema seja resolvido. Segundo moradores, durante a tarde o DMLU da Zona Norte desligou os telefones e não atendia mais reclamações.