Geral

Encaminhado pedido para que Hospital de Clínicas assuma o Luterano, da Ulbra

Edifício do plano Ulbra Saúde vai sediar instituto federal de pesquisa

A Fazenda Nacional pediu a incorporação do Hospital Luterano e de um prédio da Ulbra, ambos em Porto Alegre, aos bens da União. O Procurador do órgão no Rio Grande do Sul, Christian Frau Obrador Chaves, espera apenas um documento oficial do ministro da Educação Fernando Haddad confirmando que o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que é vinculado à Ufrgs, vai assumir a instituição de saúde.

Já no prédio da antiga loja Mesbla, onde funciona a sede do plano Ulbra Saúde, no Centro da cidade, a União vai instalar um instituto federal de pesquisa nas áreas de ensino e tecnologia. Os bens, que estavam penhorados pela Justiça Federal de Canoas em razão da dívida bilionária da Comunidade Evangélica Luterana de São Paulo (Celsp), passarão para o Ministério da Educação, em vez de serem vendidos.

O Juiz da Vara Federal de Canoas, Guilherme Pinho Machado, ainda confirmou que o Ministério da Saúde vai assumir o Hospital Independência. Também penhorada, a instituição deve ser administrada pelo Grupo Hospitalar Conceição. O Procurador da Fazenda ressaltou, contudo, que o órgão ainda tem prazo hábil para solicitar a incorporação do imóvel. Caso contrário, o bem ainda corre risco de ser leiloado.

Juntos, os imóveis somam aproximadamente R$ 80 milhões e podem ser dados como abatimento de parte da dívida de cerca de R$ 2 bilhões da Celsp com a União. O juiz explicou que o Governo Federal, na condição de principal credor nos mais de 50 processos contra a Ulbra, pode optar por receber, em vez de vender os bens.

Já o Hospital da Ulbra de Tramandaí e o edifício garagem no Centro de Porto Alegre, onde atualmente ficam os estúdios de rádio e TV da universidade, continuam penhorados pela Justiça do Trabalho. Os bens devem ser leiloados no mês de novembro, inclusive com os equipamentos que estiverem nos imóveis.

Bookmark and Share