Enem começa a aplicar provas neste sábado

Enem começa a aplicar provas neste sábado

Candidatos terão acesso aos locais de prova a partir das 12h

Correio do Povo

A partir das 13h30min, começa o concurso 2015, que mobiliza 7,7 milhões de candidatos no país

publicidade

Chegou a hora. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2015 (Enem) serão aplicadas a partir das 13h30min deste sábado, considerando o horário oficial de Brasília. Os candidatos terão acesso aos locais de prova a partir das 12h. E os portões serão fechados às 13h, em todo o país. Nesta sexta, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que, dos 7,7 milhões de inscritos no exame, 6,6 milhões de alunos haviam acessado o cartão de confirmação.

Com isso, mais de 1 milhão de candidatos ainda precisam verificar dados que permitem a participação no concurso. Em razão de inundações, decorrentes das fortes chuvas que atingem o Sul do país, o Ministério da Educação (MEC) anunciou o adiamento do Enem em dois municípios de Santa Catarina (Rio do Sul, que teria dois locais de prova; e Taió, onde o Enem seria realizado em três locais). A medida afeta 4.542 estudantes, que farão a prova até a primeira semana de dezembro.

O ministro voltou  a orientar os participantes deste concurso a imprimir o cartão de confirmação, apesar do procedimento não ser obrigatório. “Dá segurança”, justificou. Mercadante lembrou também que o documento de identificação, que deve ser apresentado no ato da prova, precisa conter foto; e reforçou que a caneta a ser utilizada no exame  só poderá ser de cor preta e em material transparente. Ele aconselhou os candidatos a deixarem estes materiais separados, para não esquecê-los.

Provas

• Os participantes do Enem 2015 farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha; e uma prova de Redação.

• No sábado serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias; e de Ciências da Natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, a partir da autorização do aplicador.

• Domingo terá provas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Redação; e Matemática e suas tecnologias. A duração é de 5 horas e 30 minutos.




Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895