EPTC deve aprovar viabilidade de Aeromóvel na zona Sul de Porto Alegre

EPTC deve aprovar viabilidade de Aeromóvel na zona Sul de Porto Alegre

Projeto vai ser examinado na semana que vem pelo prefeito José Fortunati

Lucas Rivas / Rádio Guaíba

Primeira linha do Aeromóvel, no Aeroporto Salgado Filho, pode servir de ponto de partida para projeto na Zona Sul

publicidade

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, confirmou nesta quarta que o projeto de construção de uma linha de Aeromóvel ligando a zona Sul ao Centro Histórico da Capital pode sair do papel. Em uma semana, um estudo sobre a viabilidade do empreendimento chegará à mesa do prefeito de Porto Alegre José Fortunati.

Para Cappellari, o sucesso da primeira linha do Aeromóvel, no Aeroporto Salgado Filho, pode servir de ponto de partida. De acordo com ele, a experiência construtiva e o impacto da obra, positivo para o fluxo viário na região, fazem com que o modal seja considerado viável. "Ele não chega a ter capacidade para substituir o metrô, mas pode ser implantado na zona Sul, onde a demanda é menor”, sustenta Cappellari.

O projeto, apresentado pela Trensurb, prevê uma linha de 18 quilômetros com diferentes opções de traçado, saindo do Mercado Público e com término na avenida Juca Batista, na zona Sul. Uma das possibilidades é de que a linha seja construída pela beira do Guaíba. Outra hipótese é de o trajeto passe por dentro dos bairros.

O investimento na ligação do Centro à zona Sul via Aeromóvel depende do traçado a ser escolhido pelo Executivo. Para ligar a Estação Aeroporto do Trensurb ao terminal do Aeroporto Salgado Filho, o trajeto de 814 metros custou R$ 37,8  milhões.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895