EPTC deve aprovar viabilidade de Aeromóvel na zona Sul de Porto Alegre
Projeto vai ser examinado na semana que vem pelo prefeito José Fortunati
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Para Cappellari, o sucesso da primeira linha do Aeromóvel, no Aeroporto Salgado Filho, pode servir de ponto de partida. De acordo com ele, a experiência construtiva e o impacto da obra, positivo para o fluxo viário na região, fazem com que o modal seja considerado viável. "Ele não chega a ter capacidade para substituir o metrô, mas pode ser implantado na zona Sul, onde a demanda é menor”, sustenta Cappellari.
O projeto, apresentado pela Trensurb, prevê uma linha de 18 quilômetros com diferentes opções de traçado, saindo do Mercado Público e com término na avenida Juca Batista, na zona Sul. Uma das possibilidades é de que a linha seja construída pela beira do Guaíba. Outra hipótese é de o trajeto passe por dentro dos bairros.
O investimento na ligação do Centro à zona Sul via Aeromóvel depende do traçado a ser escolhido pelo Executivo. Para ligar a Estação Aeroporto do Trensurb ao terminal do Aeroporto Salgado Filho, o trajeto de 814 metros custou R$ 37,8 milhões.
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