EPTC faz ação educativa com ciclistas

EPTC faz ação educativa com ciclistas

Ciclistas receberam panfletos com orientações de segurança no trânsito

Jéssica Mello

Ocorrerão ações educativas envolvendo motoristas, motociclistas e pedestres

publicidade

Porto Alegre conta com 25 quilômetros de ciclovias. Apesar de lento, o processo de implantação de novas ciclovias e ciclofaixas pelas vias da cidade segue constante. A circulação de bicicletas, no entanto, não depende apenas das vias exclusivas, papel do poder público, mas também do cumprimento de uma conduta adequada no trânsito por parte dos ciclistas.

Nesta segunda-feira, agentes de educação para o trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizaram mais uma ação de conscientização destinadas a esse público. A equipe escolheu os três pontos mais usados para o aluguel de bicicletas do Bike POA para a abordagem — a Usina do Gasômetro, a Redenção e o Largo Zumbi dos Palmares.

Nos três locais foram distribuídos panfletos com orientações de segurança, e os agentes debateram com os usuários sobre as demandas da cidade para melhorar a relação das bicicletas com condutores de veículos e pedestres. “Percebemos que os ciclistas estão mais receptivos às instruções e dispostos a mudar atitudes no trânsito. Às vezes falta informação para saber como agir e assim podemos esclarecer as dúvidas”, afirmou a agente de Educação para o Trânsito Luciana Farias Pereira. Ela e os colegas destacaram a necessidade do ciclista prestar atenção no trânsito, de estar com um bicicleta em boas condições de uso, respeitar a sinalização e a importância de usar equipamentos de segurança, como capacete e luvas.

O aposentado José Carlos de Oliveira Brito utiliza a bike há sete meses como exercício. “Tenho medo de andar no meio da rua, então busco usar as ciclovia, mas daí tenho que ficar desviando dos pedestres que caminham na pista”, observou.

Em outros dias ocorrerão ações educativas envolvendo motoristas, motociclistas e pedestres. Quanto a implantação de ciclovias, a da avenida Érico Veríssimo, com 500m de extensão, será a próxima a ser concluída. O Bike POA conta com 40 estações espalhadas pela cidade. A meta é triplicar o serviço nos próximos anos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895