EPTC pede ajuda da população para fiscalizar protocolos no transporte coletivo de Porto Alegre

EPTC pede ajuda da população para fiscalizar protocolos no transporte coletivo de Porto Alegre

Pedido ocorreu após motorista de lotação ser flagrado por usuários sem o uso de máscara

Cláudio Isaías

Pedido ocorreu após motorista de lotação ser flagrado por usuários sem o uso de máscara

publicidade

Em tempos de pandemia da Covid-19, a população de Porto Alegre redobrou os cuidados com os protocolos de segurança como o uso de máscaras, do álcool em gel e o distanciamento. No entanto, algumas pessoas em locais públicos, e também no transporte coletivo, insistem em desrespeitar as orientações do poder público municipal.

Um motorista do lotação linha Petrópolis foi visto na região do Centro sem máscara por usuários do serviço. Após uma abordagem dos agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizada na estação Araújo Viana, na avenida Osvaldo Aranha, no bairro Bom Fim, o condutor do lotação foi orientado a respeitar a legislação. Depois disso, ele foi visto por diversas vezes pelos passageiros usando o Equipamento de Proteção Individual (EPI). 

A EPTC pede que a população, em caso de flagrar um condutor no transporte coletivo, no escolar e nos táxis, entre em contato através do telefone 118 da empresa com informações para registrar o fato, com o prefixo do veículo, nome da linha, local do trajeto e horário em que presenciou tal situação. Assim a população pode contribuir ao orientar as ações de fiscalização com suas demandas. Nos terminais de ônibus, os agentes da EPTC verificam e orientam a população sobre as medidas de prevenção contra o coronavírus. 

Já a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) informou que, desde o início da pandemia, as empresas passaram a adotar medidas mais rigorosas de higienização. Equipes foram colocadas para fazer a limpeza interna nos ônibus durante o intervalo das viagens. Além do uso da máscara, os passageiros estão sendo orientados a manter distância nos locais de embarque. Segundo a ATP, quanto ao uso de máscara, não há problemas, segundo a associação, porque os passageiros cumprem a regra.

Outra medida adotada pelos passageiros, com permissão da prefeitura, é que os veículos possam circular com as janelas abertas. 
Porto Alegre conta com 370 lotações  que atendem 95% dos bairros da Capital - em 31 linhas e 38 automóveis na categoria especial nas linhas Restinga e Belém Novo. Cada micro-ônibus transporta 21 passageiros sentados e 25 nas linhas especiais e são equipados com ar condicionado e bancos reclináveis. Um total de 16% dos veículos já operam com o motor Euro V, que diminui a emissão de gases poluentes.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895