EPTC prevê congestionamento próximo ao Gasômetro durante o Fórum

EPTC prevê congestionamento próximo ao Gasômetro durante o Fórum

Marcha deve deixar o trânsito lento no centro da Capital no fim da tarde

Rádio Guaíba

publicidade

O Fórum Social Temático (FST) deve gerar congestionamentos diários nas imediações da Usina do Gasômetro conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O evento, que deve reunir 30 mil visitantes até domingo, é encarado pelo órgão de trânsito como mais um teste preparatório à Copa do Mundo 2014. A

EPTC bloqueou a avenida Edvaldo Pereira Paiva, entre a avenida João Goulart e a rótula das Cuias, para evitar riscos aos participantes, o que teria gerado engarrafamentos nessa segunda. Segundo os agentes de trânsito, a alternativa para deslocamentos são as avenidas João Goulart e Loureiro da Silva.

"Até o domingo, quando o trecho será liberado, os motoristas que se dirigem até a zona Sul devem evitar a avenida Mauá e acessar o Túnel da Conceição. Outra opção é a Terceira Perimetral", ressaltou o gerente de operações de trânsito da EPTC, Tarcísio Kasper.

A EPTC também projeta lentidão em toda a região central de Porto Alegre nesta terça-feira, com a caminhada de abertura do Fórum, que parte do Largo Glênio Peres a partir das 17h. A marcha vai em direção à avenida Borges de Medeiros, no sentido Centro-bairro, passando pela Ipiranga e a Edvaldo Pereira Paiva, até chegar ao Anfiteatro Pôr do Sol. Segundo o órgão, durante a caminhada, os ônibus e lotações que percorrem a Borges de Medeiros, saindo do Centro, terão os itinerários desviados para a avenida Salgado Filho, João Pessoa, Venâncio Aires, Getúlio Vargas, Ipiranga e Praia de Belas.

Já os veículos de transporte coletivo que sobem a João Pessoa, no sentido bairro-Centro, também terão os trajetos modificados, a partir da alça de acesso do viaduto Dona Leopoldina, acessando a Loureiro da Silva, Lima e Silva, Fernando Machado e Borges de Medeiros. Os terminais dessas linhas serão deslocados para o lado da Borges que não estiver bloqueado ao trânsito.

Reforço na frota de ônibus

A Prefeitura ainda confirmou reforço no atendimento das linhas de ônibus, lotações e táxis que atendem as sedes do FST, localizadas no Centro Histórico. Na Capital, os eventos ocorrem em quatro pontos: Usina do Gasômetro, Campus Central da UFRGS, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal.

A linha C1 – Circular que trafega em diversas vias da área central, ganha mais viagens. As outras circulares, C2, C3 e C4 – Balada Segura, serão monitoradas e poderão ter os atendimentos ampliados. Os pontos de táxi e lotação próximos das sedes terão reforços de veículos e servirão de alternativas para deslocamentos.

Mais de 90% dos leitos já lotados no Centro Histórico


De acordo com o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre e Região Metropolitana (Sindipoa), quase todos os hotéis do Centro Histórico da Capital já lotaram para o FST 2012. A estimativa é de que a média de ocupação da rede nos dias do evento fique em 93%. Apesar de o evento ser realizado também em Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, a procura por leitos em hotéis segue concentrada na Capital. O presidente do Sindipoa, José de Jesus Santos, confirmou que ainda há vagas em hotéis mais afastados, mas sugere que os interessados se agilizem.

Existe também a hospedagem solidária, modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Nesse caso, os participantes do FST podem entrar no site do evento, e acessar o link Hospedagem Solidária. Tanto para receber visitantes quanto para ser um hóspede nesses dias de evento, é necessário se cadastrar.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895