EPTC realiza ação educativa de trânsito para saída ao Litoral

EPTC realiza ação educativa de trânsito para saída ao Litoral

Operação na Paulo Gama levou conscientização a motoristas que vão viajar pela freeway

Jessica Hübler

Caracterização ajuda a fixar mensagem para não usar o celular no trânsito

publicidade

A Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou na sexta-feira a segunda ação educativa por um trânsito mais seguro nas saídas da cidade que dão acesso às praias. A operação ocorreu na avenida Paulo Gama e teve como foco a temporada de férias, período de grande fluxo de veículos em deslocamento para o litoral. A primeira edição foi realizada na avenida Bento Gonçalves, na semana passada.

Agentes realizaram abordagens junto a motoristas e passageiros com dicas sobre uma circulação consciente nas estradas. Além disso, a atividade tem como foco condutores que permanecem na cidade, principalmente em relação ao excesso de velocidade. A CEM segue a programação de ações educativas determinadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizadas em todo o território nacional, além de levar em consideração as demandas específicas de Porto Alegre.

De acordo com a agente de fiscalização da EPTC e integrante da CEM, Katia Helena Pontes Ferreira, as principais imprudências nas estradas são: uso de bebida alcoólica, excesso de velocidade e uso de celular ao volante. Segundo ela, o álcool é o "campeão". "Atuamos na conscientização dos condutores que estão indo para as praias, para que todos consigam aproveitar as férias e retornar para a Capital em segurança, reforçando estes pontos", afirmou.

Durante a ação, também foram distribuídos materiais informativos com dicas sobre o uso de cadeirinhas para crianças e informações sobre excesso de velocidade e uso de bebida alcoólica. Sobre a velocidade, a EPTC informa aos condutores que, conforme verificado em testes, em acidentes de trânsito com velocidade acima de 60km/h, as chances de sobrevivência são baixas. Já com relação ao transporte seguro de crianças, o folheto educativo da EPTC orienta aos condutores sobre os tipos de cadeirinhas que devem ser utilizadas pelos pequenos em cada faixa etária.

Um banner com duas imagens e uma pergunta também foi exibido aos motoristas. A pergunta era "como você quer passar suas férias?" e as opções de resposta eram as duas imagens, em uma delas estava a beira da praia e, na outra, um local de acidente de trânsito isolado. Além disso, os agentes também promoveram uma espécie de peça teatral na faixa de segurança, com a participação de um personagem que imitava "a morte".
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895