Equipe usa avião da FAB para captação de órgãos no RS

Equipe usa avião da FAB para captação de órgãos no RS

Aeronave buscou pulmões para transplantes em Florianópolis

Rádio Guaíba

publicidade

A Central de Transplantes da Secretaria Estadual da Saúde revelou nesta sábado ter executado, ontem, três transportes aéreos de equipes para transplantes, um deles usando um avião da Forca Aérea Brasileira (FAB). Foi a primeira equipe do Rio Grande do Sul a fazer uso de um avião federal após o decreto da presidência da República de 6 de junho.

A equipe gaúcha viajou na aeronave das Forças Armadas para Florianópolis, em Santa Catarina. Já o avião do governador transportou outra equipe para Pelotas, enquanto a terceira aeronave foi deslocada para Santa Maria.
Apesar das dificuldades em função do nevoeiro, a operação teve êxito. Na capital catarinense, foram captados pulmões para transplantes. Em Pelotas e Santa Maria, ocorreram doações de rins e fígado.

O decreto presidencial estabelece a disponibilidade de aviões da FAB para transporte de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para transplante em todo o território nacional. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também auxiliou nas missões.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895