Geral

Equipes de saúde fazem bloqueio contra dengue em Porto Alegre

Morador do bairro Floresta contraiu a doença em São Paulo

Equipes da Secretaria da Saúde realizaram um novo bloqueio contra a dengue em bairro da Capital
Equipes da Secretaria da Saúde realizaram um novo bloqueio contra a dengue em bairro da Capital Foto : Tarsila Pereira
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta sexta-feira o bloqueio de transmissão de dengue no bairro Floresta, na zona Norte de Porto Alegre. A aplicação de inseticida para a forma adulta do mosquito Aedes Aegypti foi realizada em função de um caso importado da doença contraída por uma pessoa em São Paulo.

O produto foi aplicado nos imóveis situados em um raio de 150 metros da residência do paciente. Três equipes atuaram nas ruas Santo Antônio, entre a rua André Puente e a avenida Farrapos; rua Garibaldi, entre as avenidas Independência e Farrapos A ação também foi realizada na rua Gonçalo de Carvalho, entre as ruas Benjamin Flores e Santo Antônio e na avenida Cristóvão Colombo, entre a rua Ernesto Alves e Alberto Bins.

Desde janeiro, já foram realizados bloqueios nos bairros Centro, Farroupilha, Moinhos de Vento, Santana, Cristal, Floresta, Auxiliadora, Petrópolis, Azenha, Tristeza, Cidade Baixa, Vila Assunção, Mont’Serrat, Medianeira, Santo Antônio, Santa Tereza, Vila Nova, Bela Vista e Agronomia – todos eles em consequência de casos de pessoas que saíram com dengue de outros estados para Porto Alegre.

A SMS pede que pessoas que tenham viajado para regiões onde haja situação da doença procurem atendimento médico imediatamente se apresentarem sintomas. Os principais são febre, pintas no corpo e dores musculares e nas articulações.

Embora não tenha sido registrado até agora nenhum caso de dengue contraído em Porto Alegre em 2012, o envolvimento permanente da população é fundamental para impedir o surgimento de criadouros residenciais e comerciais do mosquito transmissor. O principal cuidado deve ser evitar o acúmulo de água parada – como em vasos de plantas ou pneus. O recomendável é que os suportes com água que ficam embaixo dos vasos sejam cobertos com areia.

Bookmark and Share