Escolas voltam a trabalhar nos barracões do Porto Seco

Escolas voltam a trabalhar nos barracões do Porto Seco

Espaços foram interditados em dezembro por falta de equipamentos contra fogo

Karina Reif / Correio do Povo

Abertura oficial do Carnaval de Porto Alegre ocorrerá neste domingo

publicidade

Depois de mais de um mês fechados, os 15 galpões do Complexo Cultural do Porto Seco, em Porto Alegre, puderam receber os carros alegóricos das escolas de samba. Nesta terça os barracões já estavam em plena atividade e os carnavalescos corriam para recuperar o tempo perdido. Os espaços foram interditados em dezembro por falta de equipamentos contra fogo. Após adequações e de um alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndios do local, o Poder Judiciário revogou a decisão.

O presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul (AECPARS), Antônio Ademir de Moraes, disse que, apesar de os grupos ficarem impedidos de trabalhar por mais de um mês nos barracões, a interdição foi adequada. “O Ministério Público cumpriu a lei para proteger as pessoas. Agora estamos mais tranqüilos, porque foram feitas modificações”, afirmou. “Tivemos que prorrogar a abertura do Carnaval 2012 do dia 15 para o dia 22, mas isso não causará problemas”, acrescentou Moraes.

Uma das escolas que estavam no local nesta terça deixar tudo pronto para os desfiles, que ocorrem de 17 a 20 de fevereiro, era a Estado Maior da Restinga. O diretor de barracão da agremiação, Jandir Rodrigues, contou que os 16 funcionários estão trabalhando até de madrugada para recuperar o que deixou de ser feito durante o fechamento do Porto Seco. “Estamos correndo, porque foi um prejuízo enorme”, explicou.

A Academia de Samba Praiana também organizava o barracão. Algumas peças dos carros foram adiantadas e levadas para o local somente na segunda-feira. “Estamos trabalhando 24 horas para montar e deixar tudo pronto o quanto antes. No dia do desfile, os carros têm que estar na avenida”, planejou o artista plástico da escola, Curió Lacerda.

As arquibancadas começaram a ser erguidas na última quinta-feira. A montagem se somará à estrutura já existente do Porto Seco, como a pista de desfile de 329 metros de comprimento e 16 metros de largura (10 metros na área de desfile). A pista de pré-desfile tem 180 metros de extensão.

A abertura oficial do Carnaval de Porto Alegre ocorrerá neste domingo. O prefeito em exercício da Capital, Mauro Zacher, entregará a chave da cidade ao rei Momo Fábio Verçoza, em uma festa na Área de Concentração dos desfiles do sambódromo, a partir das 20h. O evento contará com a apresentação da escola mirim Esporte Dá Samba e show das quatro primeiras colocadas do Carnaval 2011. A entrada é gratuita.

O Sambódromo de Porto Alegre tem capacidade para 12.670 pessoas. São 42 camarotes particulares para 15 pessoas cada e 80 frisas com oito cadeiras cada. As arquibancadas comportam 9.750 participantes. Há ainda os camarotes de trabalho e dos patrocinadores.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895