Estado chama mais 732 professores aprovados no concurso do magistério

Estado chama mais 732 professores aprovados no concurso do magistério

Em dezembro, mais uma posse prevê a entrada de 604 na rede pública de ensino

Rádio Guaíba

publicidade

O governo gaúcho publicou nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado, a nomeação de mais 732 professores aprovados no concurso de 2013 do magistério estadual. O grupo deve ser empossado em um mutirão que ocorre entre os dias 19 e 20 de novembro. No último mês do ano, a Secretaria da Educação prevê mais 604 nomeações, com a posse prevista para o dia 23.

Com as duas turmas, de um total de dez, até agora, sobe para cerca de 7,5 mil o número de professores que fizeram o concurso que já foram efetivados na rede pública de ensino. Quase 13 mil foram aprovados na seleção de 2013, cuja validade expira em setembro de 2015, prorrogável por mais dois anos.

A coordenadora-adjunta de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Vivian Ferrari, explica que a meta de chamar dez mil professores foi alcançada, mas que, em parte das disciplinas, não houve número suficiente de aprovados, como em Química, Física e Biologia, por exemplo. Ela também admite que os 1,3 mil que serão empossados até o fim do ano vão substituir professores com contrato temporário.

Mesmo com os 7,5 mil chamamentos, o quociente entre professores efetivos e que cumprem contrato emergencial, porém, não deve ser alterado de forma substancial. Hoje, a rede soma cerca de 19 mil professores temporários, contra 59 mil pertencentes ao quadro definitivo. Isso porque o número de aposentadorias também é expressivo: foram seis mil, até julho.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895