Estado pode ter neblina ainda mais densa nesta terça

Estado pode ter neblina ainda mais densa nesta terça

Dia deve ser ensolarado, com grande variação de temperatura entre a manhã e a tarde

MetSul

Estado pode ter neblina ainda mais densa nesta terça

publicidade

Massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica garante outro dia ensolarado no Rio Grande do Sul, mas, novamente, são esperados bancos de nevoeiro entre a madrugada e o começo da manhã. A neblina deve ser verificada em diferentes pontos do Estado, principalmente em vales e pontos próximos de mananciais d’água, como rios. Em alguns locais, pode ser densa e se dissipar apenas na metade da manhã.

Nesta segunda, o ar frio favoreceu nevoeiro em partes do Centro e do Norte do Estado e que, no caso de Porto Alegre, provocou o fechamento do Aeroporto Salgado Filho. A visibilidade baixou às 6h50min para 600 metros. Sondagem por balão no aeroporto feita duas horas mais tarde acusou 14,4ºC em superfície e quase 15ºC a 800 metros de altitude, ou seja, havia inversão térmica que favorece neblina.

A restrição de visibilidade pode ser maior e mais longa do que a registrada nesta segunda. A temperatura segue baixa na madrugada e ao amanhecer, mas o sol e o ar seco proporcionam rápido aquecimento. O período da tarde será mais uma vez muito agradável.

O Rio Grande do Sul teve uma madrugada invernal na segunda-feira. A menor mínima registrada entre estações meteorológicas no Estado foi observada em Santa Rosa, onde equipamento mantido por colaborador da MetSul Meteorologia acusou 5,7ºC. Já na rede de monitoramento público, o menor registro foi em São Gabriel, com 6,3ºC. Na fronteira do Uruguai, a estação de Melo acusou 4,2ºC.

Para esta terça, estão previstas mínimas de 6ºC (São José dos Ausentes), 7ºC (Caxias do Sul e Vacaria) e 8ºC (Erechim, Santa Rosa, Bagé, Santa Maria). Em Porto Alegre, a mínima deve ser de 9ºC, mas com o aquecimento no período da tarde, pode chegar a 25ºC.Santa Rosa deve ter uma das maiores variações, de 8ºC a 27ºC.

Com a possibilidade de nova massa de ar frio no início da próxima semana, as condições podem seguir favoráveis a nevoeiro no começo de maio.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895