Estado registra neve e chuva congelada

Estado registra neve e chuva congelada

Flocos também caíram em municípios de Santa Catarina e do Paraná

Correio do Povo e Marjuliê Martini / Rádio Guaíba

Moradores da região da Serra relataram a queda de chuva congelada na manhã desta terça-feira

publicidade

Moradores da região da Serra relataram a queda de chuva congelada na manhã desta terça-feira. O fenômeno teria sido observado em Farroupilha, Caxias do Sul, Gramado e Canela. Conforme observador da MetSul Meteorologia, houve registro de neve no interior de São José dos Ausentes. A MetSul também reportou chuva congelada no Norte do Estado, em Lagoa Vermelha e no Alto da Serra do Botucaraí, em Sobradinho, Soledade e Fontoura Xavier.

De acordo com a MetSul, as condições climáticas seguem favoráveis à neve e chuva congelada em grande parte da Metade Norte do Estado nas próximas horas. 

Nevou em diversas cidades de Santa Catarina e Paraná conforme o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram). A precipitação de flocos de gelo ocorreu em Água Doce, no Meio Oeste catarinense, no Morro da Igreja, em Urubici, em São Joaquim e em Lages. No Paraná, houve registro do fenômeno em Campos de Palmas.

Sensação térmica despenca

O vento forte fez com que a sensação térmica despencasse. Em São Joaquim, por exemplo, os termômetros marcavam 2,2 graus, mas a sensação ficou próxima de -7 graus por volta das 10h, quando nevava com intensidade. Em Lajes, que não registrava o fenômeno desde 2002, nevou a partir das 9h. Em Urubici, os termômetros marcavam -4 graus às 8h30min, quando começou a nevar no Morro da Igreja - ponto mais alto habitável do Sul do Brasil e onde se registram as menores temperaturas do País. “Bastou a notícia se espalhar e os turistas começaram a chegar na cidade”, atestou o guia turístico Iran Croda.

Em Água Doce, nevou por 90 minutos ininterruptos a partir das 8h30min nas localidades de Herciliópolis, Três Pinheiros e Vista Alegre. “Tínhamos registrado a presença de neve em junho, mas como os flocos caíram na madrugada, não conseguimos captar imagens fotográficas”, ressaltou a coordenadora do Departamento de Turismo, Kárin Ane Côrso. Segundo ela, o frio é o principal atrativo do município e a neve, aos moldes do que ocorreu em Urubici, atraiu a presença de visitantes. Já no Paraná, nevou em dois momentos na cidade de Palmas: no início da manhã e por volta das 10h, quando a temperatura estava em -3 graus.


Moradores de Água Doce relataram queda de chuva congelada pela manhã | Foto: Kárin Ane Corso / Divulgação / CP

Ciclone deixa Defesa Civil de SC em alerta


O ciclone extratropical provocou fortes ventos em Santa Catarina. Na cidade de Siderópolis, no Litoral Sul do Estado, as rajadas chegaram a 126 km/h. Em Florianópolis, foram registrados 70km/h às 11h. Já em Urubici, a velocidade foi de 107 km/h. O vento deixa em alerta a Defesa Civil, que prevê que, na Região Metropolitana, as rajadas podem chegar a 100 km/h.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895