Geral

Estiagem afeta saúde da população de Aceguá

Cerca de 150 famílias do interior do município estão recebendo água de caminhões pipa

Cerca de 150 famílias do interior do município estão recebendo água de caminhões pipa
Cerca de 150 famílias do interior do município estão recebendo água de caminhões pipa Foto : Francisco Rodrigues / Especial CP
Os reflexos da seca que atinge a região Sul do Estado já aparecem na área da saúde. No município de Aceguá, o número de leitos de observação por casos de desidratação e intoxicação alimentar aumentaram consideravelmente nos últimos dias, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. A secretária da pasta, Valtraut Kroker, afirma que a causa é a falta de água potável, que obriga a população a consumir de “reservatórios menos recomendáveis”

Até o momento, a Secretaria da Saúde não dispõe de números oficiais dos casos registrados. A população está sendo atendida nos postos de saúde e no Hospital da Colônia Nova.

Cerca de 150 famílias do interior do município estão recebendo água de caminhões pipa. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Willi Janzem, muitas das que solicitam o abastecimento não possuem local adequado para o armazenamento da água. “Entregamos água tratada e por isso é importante colocá-la em recipientes limpos e arejados, só assim sua qualidade será mantida”, alerta.

Na próxima sexta-feira haverá uma reunião de avaliação da situação do município, que deve definir de declara ou não situação de emergência.Nesta quarta-feira, Lavras do Sul entrou para a lista dos municípios com situação de emergência homologada pela Defesa Civil do Estado. Os prejuízos na lavoura e na pecuária do município chegam a R$ 31.471,500 milhões, segundo laudo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Candiota, Herval, Pedras Altas e Santana do Livramento integram a lista de municípios com situação de emergência já notificada à Defesa Civil do Estado. As prefeituras de Hulha Negra e Piratini já assinaram o decreto, ainda não homologado pela Defesa Civil. Cerrito, Pinheiro Machado e Pedro Osório devem decretar situação de emergência em breve.