Estiagem já atinge 63% dos municípios gaúchos

Estiagem já atinge 63% dos municípios gaúchos

São 314 afetados segundo a Defesa Civil do Estado

Correio do Povo

publicidade

O número de municípios gaúchos afetados pela estiagem chega a 314, o que corresponde a 63% das 496 cidades do Rio Grande do Sul. São 1.693.164 moradores que sofreram prejuízos com a seca, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado nesta quarta-feira.

O total de municípios que decretaram situação de emergência em razão da falta de chuva no Estado é de 304. Os últimos documentos foram enviados pelas prefeituras de Gentil, Santo Antônio do Planalto, Arroio Grande, São Borja, Horizontina e Pirapó. Além dessas, outras dez cidades já emitiram Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), etapa anterior à decretação.
 

Famílias atingidas podem sacar Bolsa Família

 

Os moradores de 142 municípios gaúchos vítimas da estiagem podem sacar o Bolsa Família antecipadamente a partir desta quarta-feira. A Caixa Econômica Federal disponibilizou o saque do benefício de janeiro para as famílias cadastradas no programa. O pagamento de fevereiro também foi antecipado para o dia 14 do próximo mês. A medida beneficiará os municípios que decretaram estado de emergência. 

 

Licença ambiental trava combate à seca

 

Com uma fila de espera de 7,7 mil processos, o Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente (DRH/Sema) trava a expansão da irrigação no Estado. A burocracia e a falta de pessoal fazem com que produtores tenham que esperar por quase dois anos pela outorga do uso da água. Situação que coloca em risco, inclusive, as obras preventivas para combate à estiagem, como perfuração de açudes e poços, prometidas pelos governos estadual e federal na semana passada.
 

Bookmark and Share

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895