Estudantes criam telhas sustentáveis com caixas de leite

Estudantes criam telhas sustentáveis com caixas de leite

Iniciativa de jovens gaúchos rendeu a eles prêmio na Rio+20

Danton Júnior / Correio do Povo

Estudantes constroem telhas sustentáveis com caixas de leite e conquistam prêmio na Rio+20

publicidade

Ao pensar em uma forma de reaproveitar caixas de leite usadas, um grupo de jovens estudantes gaúchos concebeu um modelo de telha sustentável, que segundo eles poderá concorrer com as tradicionais feitas de fibrocimento. Após dois anos de trabalho, o projeto intitulado "Telha Pak II" rendeu a eles um prêmio na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. John Willian Domingues da Silva, José Henrique Alves da Silva e Tiago Flores Feijó conquistaram o primeiro lugar na Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, evento paralelo à conferência mundial, na categoria Desenvolvimento Tecnológico. Projetos de outros 14 estados competiam pelo mesmo prêmio.

“Os métodos de reciclagem da caixa de leite são muito caros. Queríamos desenvolver um método barato para conseguir reciclar”, explica Tiago, de 20 anos, estudante de Engenharia Mecânica da Unisinos. De acordo com ele, as telhas foram desenvolvidas para o projeto em tamanho pequeno, que poderá ser aumentado em casos de construções maiores. José Henrique também cursa Engenharia Mecânica na mesma universidade, enquanto John foi estagiário na Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo.

A meta do trio, agora, é buscar investidores para viabilizar a utilização da telha sustentável em outros projetos, impulsionado pela conquista recente no Rio de Janeiro. “É muito bom ver o trabalho de dois anos reconhecido, também pela importância da Rio+20. Esperamos que, ganhando esse prêmio, novas portas possam ser abertas”, afirma Tiago.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895