No final do mês passado,a manifestação conseguiu adiar uma reunião do Conselho da universidade para votar as normas da eleição. O encontro foi remarcado para as 8h30min desta sexta. O atual sistema prevê que 70% dos votos sejam destinados aos professores, 15% aos alunos e outros 15% a funcionários. O Diretório Central dos Estudantes da Ufrgs defende que a proporção seja de 40% para o corpo docente, 30% ao dicente, e outros 30% aos servidores técnicos.
Segundo o órgão estudantil, outras instituições do País já adotaram o novo modelo, como a Universidade Nacional do Brasil (UNB), em Brasília, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). "Estaremos aqui para reinivindicar democracia e conversar com os conslheiros que irão participar da reunião", afirmou a coordenadora-geral do DCE, Nina Becker.
Como o encontro desta sexta não tem caráter estatutário, o Conselho ainda vai precisar marcar uma nova reunião caso decida alterar o critério da eleição. De acordo com o DCE, houve acordo entre os alunos e a segurança da universidade liberando a vigília, na madrugada.