O objetivo dos alunos é permanecer no local, em vigília, até as 9h, quando deve ocorrer uma assembleia de conselheiros da instituição para votar as normas nas eleições universitárias. Os estudantes ocupam nove das 77 vagas no conselho.
"Queremos sensibilizar os conselheiros para que ponham fim a normas anti-democráticas", disse um dos líderes do DCE, Rodolfo Mohr. Segundo o dirigente estudantil, outras universidades já mudaram o sistema eleitoral. "É provável que o mesmo modelo seja mantido, já que a Reitoria tem o conselho na mão, mas estamos fazendo nosso papel de pressionar", afirmou.
Os alunos montaram barracas nos arredores da reitoria, mas pretendem deixar o local durante a manhã. A assessoria da Ufrgs ainda não foi localizada pela reportagem.