Estudantes mantêm ocupação na reitoria da Furg

Estudantes mantêm ocupação na reitoria da Furg

Alunos apoiam greve dos professores

Carmem Ziebell / Correio do Povo

Grupo de 70 pessoas aderiu ao movimento

publicidade

Os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) que no início da noite dessa segunda-feira, após assembleia que decidiu pela greve dos professores, ocuparam o saguão da reitoria, mantêm a ocupação nesta terça-feira. Em torno de 70 estudantes participam do protesto, sendo que alguns permanecem no espaço, localizado no Campus Carreiros, enquanto outros passam pelos pavilhões buscando sensibilizar colegas e professores que não aderiram à greve para aderirem ao movimento.

Conforme o estudante de história Marcus Vinicius Bona Negri, a ocupação ocorreu de forma autônoma, sem participação do Diretório Central de Estudantes. O grupo presta apoio aos professores em greve, tendo em vista o sucateamento da educação e a intenção dos docentes de melhorá-la. Eles pedem ainda a aceleração do processo de elaboração do calendário de reestruturação das aulas, para depois da paralisação.

Também objetivam o aprofundamento da discussão sobre as reivindicações de melhorias do ensino. Os alunos pretendem manter a ocupação pelo menos até quinta-feira e querem estimular os técnicos-administrativos da Furg a entrarem em greve.

A assessoria de imprensa da insitutição informou que o movimento é pacífico e que não houve problemas à noite no local ocupado. Três vigilantes ficaram no prédio da reitoria para garantir a segurança dos estudantes.

A paralisação dos professores faz parte de uma mobilização nacional para reestruturação do plano de carreira da categoria. A adesão já conta com 43 das 59 universidades federais do País.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895