Evento da Santa Casa de Porto Alegre destaca importância do conhecimento e da inovação

Evento da Santa Casa de Porto Alegre destaca importância do conhecimento e da inovação

Atividade online estimulou que equipes apliquem conhecimentos atualizados, novas metodologias e práticas de mercado

Cláudio Isaías

publicidade

A inovação é tudo aquilo que agrega valor para a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre no desenvolvimento do processo assistencial e da eficiência que vai resultar em segurança para o paciente. A inovação é uma responsabilidade compartilhada com todas as lideranças da instituição de saúde. A avaliação foi feita pelo diretor geral da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Julio Matos, que nesta quinta-feira participou do Summit de Inovação - "O Futuro da Saúde nas Nossas Mãos" transmitido pelas redes sociais. Segundo ele, a gestão de inovação tem por definição levar os gestores a criarem condições para que as equipes do complexo hospitalar construam um ambiente de ensino e aprendizagem contínuo. "A ideia é que as equipes apliquem conhecimentos atualizados, novas metodologias e melhores práticas de mercado para desenvolver cada vez melhor suas atividades", ressaltou. 

A proposta, conforme Matos, é disseminar o conhecimento avançado coletado em experiências externas de aprendizado e valorizem a inovação, o desenvolvimento acadêmico e participação em fóruns, eventos e cursos. A atividade contou com a participação de funcionários do complexo hospitalar e de docentes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa). Segundo Matos, a Santa Casa é uma instituição de saúde de 217 anos que a cada momento busca a renovação em governança, lideranças e processos assistenciais. "Em 2020, estávamos planejados para a realização da quinta etapa do desenvolvimento estratégico da instituição de saúde iniciado em 2016 com quatro temas relevantes: sustentabilidade, modernização, inovação e crescimento. No entanto, a pandemia da Covid-19 mudou todo o processo na Santa Casa e no Mundo. Foi uma ruptura totalmente inesperada", ressaltou. 

De acordo com Matos, as tomadas de decisões em um "gigante" como a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre precisam ser seguras, serenas e rápidas. A instituição de saúde acolhe mais de 1 milhão de pessoas por ano e que possui 7,5 mil funcionários e um corpo clínico formado por 2,5 mil profissionais. "Não foi fácil neste período de pandemia, mas tínhamos a absoluta segurança que em cada setor da nossa instituição tínhamos lideranças que fariam acontecer", acrescentou. Ele informou que a instituição de saúde se preparou para a pandemia com a oferta de 90 leitos de UTI em Porto Alegre, 10 em Gravataí e mais 124 leitos de enfermaria. 

Matos ressaltou que a partir de março de 2022, o hospital Nora Teixeira, estará concluído com uma nova emergência para adultos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço integrará o novo hospital da Santa Casa, unidade que irá se somar às outras sete já existentes no quarteirão do Centro Histórico de Porto Alegre, totalizando nove hospitais de propriedade da Santa Casa - incluindo os hospitais Dom João Becker, em Gravataí, e de Santo Antônio da Patrulha. A nova emergência SUS da Santa Casa exclusiva para atendimento de adultos contemplará: o aumento de leitos fixos na sala de Observação, de 13 para 28 (sendo três de isolamento), ampliação do número de salas de acolhimento e consultórios, sendo uma sala específica para Eletrocardiografia e um centro de diagnóstico por imagem que facilitará o atendimento e contará com uma tomografia, um raio- e duas ecografias.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895