Geral

Exército afasta 30 oficiais por furto durante operações no Complexo do Alemão

Soldados estariam envolvidos no roubo de ar-condicionado em uma casa abandonada

O Exército Brasileiro afastou 30 oficiais que integram a Força de Pacificação do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. Eles são suspeitos de furto de objetos em uma casa da comunidade. Outros 23 policiais militares que trabalhavam na mesma área também tiveram que deixar as patrulhas, conforme determinação do Comando Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Conforme nota da Força de Pacificação, a medida foi tomada após denúncias feitas por outros militares que atuavam na comunidade da Fazendinha. Eles relataram que o tenente comandante do pelotão teria se apropriado de um aparelho de ar-condicionado e de objetos que estavam em uma moradia abandonada. O comandante da Força de Paz na região, general Fernando Sardemberg, afastou imediatamente o grupo que estava de serviço.

Ainda segundo a nota, também foi aberto um processo investigatório, que deve ficar pronto em dez dias, para esclarecer o ocorrido. Se o resultado apontar indícios de crime, um Inquérito Policial Militar (IPM) será instaurado, dando início a um processo judicial “que irá apurar as responsabilidades com o máximo rigor da legislação, podendo, inclusive, resultar na expulsão dos militares envolvidos”, especifica o comunicado oficial.

De acordo com o coronel Antônio Manuel de Barros, da 26ª Brigada de Infantaria Paraquedista, responsável pelas ações no interior das favelas da região, a medida faz parte da ideologia da Força de não admitir desvios de conduta. “O general Sardemberg determinou que esses desvios não poderiam ser admitidos. A medida pode parecer rigorosa demais, mas é importante para garantir a credibilidade das tropas”, analisou o coronel.

Segundo Barros, os trabalhos na região prosseguem “intensos e difíceis”, mas têm resultado positivo, na opinião do militar, porque garantem a rotina de tranquilidade aos moradores.


Bookmark and Share