O radar possui baixo peso (318 kg) e elevada mobilidade, além de suportar a operação em todas as condições climáticas do continente sul-americano. Essas características o tornaram indicado para emprego em operações de defesa externa, bem como em operações de garantia da lei da ordem e em operações de paz.
Por ser um radar de vigilância a baixa altura, com tecnologia de detecção tridimensional do alvo, o equipamento de fabricação genuinamente brasileira faz com que o País faça parte de um seleto grupo de países que detém esse conhecimento, como Estados Unidos, França, Israel, Rússia e Suécia.
O radar é o primeiro produto de uma família de radares de defesa antiaérea a ser desenvolvida com tecnologia 100% nacional pelo Centro Tecnológico do Exército em parceria com a empresa brasileira Orbisat, distribuído a todos os Grupos de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro, gerando emprego e renda em território nacional.